sábado, 10 de julho de 2010

Romantismo no Brasil I Juca Pirama

Romantismo foi um movimento artístico, político e filosófico que surgiu nas últimas do século XVIII na Europa que perdurou por grande parte do século XIX. Caracterizou-se como uma visão de mundo contraria ao racionalismo que agia só pela razão, então o romantismo surgiu para quebrar essa corrente da razão e por a corrente da emoção. O romantismo tomou mais tarde a forma de um movimento e o espírito romântico passa a designar toda uma visão de mundo centrada no individuo. Os autores românticos voltaram-se cada vez, mas para si mesmos então, eles só pensam em si não nos pensavam outros, retratando o drama humano, amores trágicos, idéias utópicas e desejos de escapismo.
Foram considerados três países como o berço do romantismo. A Itália, Alemanha e Inglaterra. Só que o principal berço do romantismo foi à França, pois foi La que o romantismo ganhou força como em nenhum outro país através dos artistas franceses, os ideais românticos espalharam-se pela Europa e pela America. As principais características deste período foram: valorizações das emoções, liberdade de criação, então podiam criar suas próprias poesias, artes, amor platônico, ou seja, eles amavam e não se preocupavam se esse amor correspondido, temas religiosos, individualismo, nacionalismo e história.


O Romantismo surge inicialmente naquela que futuramente seria a Alemanha e na Inglaterra. Na Alemanha, o Romantismo, teria, inclusive, fundamental importância na unificação germânica com o movimento Sturm und Drang. O Romantismo viria a se manifestar de formas bastante variadas nas diferentes artes e marcaria, sobretudo, a literatura e a música (embora ele só venha a se manifestar realmente aqui mais tarde do que em outras artes). À medida que a escola foi sendo explorada, foram surgindo críticos à sua demasiada idealização da realidade. Destes críticos surgiu o movimento que daria forma ao Realismo.
Movimento Literário é o nome dado a todos os acontecimentos históricos envolvendo a literatura desde a invenção da escrita até os dias atuais. Existiram várias escolas literárias e vamos ver cada uma delas separando-as por época e vendo cada movimento existente no Brasil e no mundo resumidamente com suas características e autores. Os movimentos literários fizeram revolução em todo o mundo e com suas cantigas, suas poesias e seus livros fascinaram milhares de pessoas.
Os movimentos são divididos da seguinte forma: Trovadorismo, Humanismo, Renascimento, Classicismo, Quinhentismo, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré-Modernismo, Modernismo
Logo após a independência política do Brasil (1822), nasce o Romantismo brasileiro. Os escritores Araújo Porto Alegre, Sales Torres Homem, Pereira da Silva e Domingos José Gonçalves de Magalhães resolveram escrever uma revista com temas de interesse nacional. Nesse momento nasce a Niterói, Revista Brasiliense de Ciências, Letras e Artes, que trazia a epígrafe: “Tudo pelo Brasil e para o Brasil”.
O Romantismo assumiu em nossa literatura um significado secundário, de um movimento anticolonialista e antilusitano, de rejeição à literatura produzida na época colonial, aos modelos culturais portugueses. Por isso a primeira geração romântica tinha a preocupação de garantir uma identidade nacional que nos separassem de Portugal, buscam no passado histórico elementos de origem nacional.

I Juca pirama é considerada pelos críticos como um dos mais elaborados poemas do romantismo brasileiro. O titulo do poema é tirado da língua tupi e significa conforme explica o próprio cuitor “o que há de ser morto e que é digno de ser morto” embora tenha nome próprio “I Juca pirama” não tem nada a ver como o nome do índio aprisionado. Apesar de ter uma forma negativa que configura o gênero épico e um lirismo fácil e espontâneo perpassado das emoções e subjetiva do poeta e como é o próprio do romantismo estilo o que esta ligado Gonçalves Dias é um lirismo que brota do coração e da “imaginação criadora” do poeta que expressa bem o sentimentalismo romântico. A obra indianista e vale ressaltar e musicalidade dos versos que é uma característica típica de Gonçalves Dias.

Referencia bibliográfica:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Escolas_liter%C3%A1rias
http://pt.wikipedia.org/wiki/Romantismo
http://www.mundoeducacao.com.br/literatura/romantismo-no-brasil.htm
http://pt.shvoong.com/books/301970-juca-pirama/


Componentes 2º ano A : Mirrios, Antônio Junior, Caíque, Raiala, Bruno e Carlito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário