terça-feira, 13 de julho de 2010

Drogas

O livro VIda de Droga, conta a historia de Dora que se envolve com as drogas logo na adolescencia, o que é um problema, por isso foi desenvolvida esta pesquisa, com o objetivo de identificar como se estabelece o uso de drogas na adolescência, seus impactos no âmbito familiar e o papel da família no processo de tratamento do adolescente.

O presente estudo refere-se a uma pesquisa acerca da dependência química na adolescência, seus impactos no âmbito familiar, e principalmente o papel da família no processo de tratamento do adolescente.

Entende-se que a adolescência é uma fase conflituosa da vida devido às transformações biológicas e psicológicas vividas. Surgem as curiosidades, os questionamentos, à vontade de conhecer, de experimentar o novo mesmo sabendo dos riscos, e um sentimento de ser capaz de tomar as suas próprias decisões.

A droga aparece na adolescência muitas vezes como uma ponte que permite o estabelecimento de laços sociais, propiciando ao indivíduo o pertencimento a um determinado grupo de iguais, ao tempo que buscam novos ideais e novos vínculos, diferentes do seu grupo familiar de origem.

Cabe aos pais preparar o filho para a vida em sociedade. Mas será que as escolas desses adolescentes, como a do uso de drogas, refletem a educação que receberam? “Vários fatores levam uma pessoa ao vicio – a personalidade, os amigos e até facilidade de conseguir drogas. A família exerce influência sim, mas até certo ponto”, esclarece Ronaldo Laranjeira, Psiquiatra.

Os levantamentos epidemiológicos sobre o consumo de álcool e outras drogas entre os jovens no mundo e no Brasil mostram que é na passagem da infância para a adolescência que se inicia esse uso. No Brasil, o panorama mudou completamente nas últimas décadas. Até o início da década de 80, os estudos epidemiológicos não encontravam taxas de consumo alarmantes entre estudantes.

A identificação do adolescente de risco em função do uso de álcool ou drogas e a definição do melhor tratamento ainda são assuntos bastante complexos e alvo de muitas discussões. Algumas características do adolescente de risco podem auxiliar os trabalhos preventivos para minimizar esse problema.
Segundo Newcomb (1995), os fatores de risco para o uso de drogas incluem aspectos culturais, interpessoais, psicológicos e biológicos. São eles: a disponibilidade das substâncias, as leis, as normas sociais, as privações econômicas extremas; o uso de drogas ou atitudes positivas frente às drogas pela família, conflitos familiares graves; comportamento problemático (agressivo, alienado, rebelde), baixo aproveitamento escolar, alienação, atitude favorável em relação ao uso, início precoce do uso; susceptibilidade herdada ao uso e vulnerabilidade ao efeito de drogas.

O livro' Vida de Drogas' fala sobre a vida de uma menina chamada Dora, uma garota rica,tem tudo que quer ,seu irmão André fala que dá para monta uma loja de tanta roupa que ela tem, sua mãe Cleusa acha exagero , mas seu pai Joel diz que só quer o melhor para sua filha .Ma tudo isso acaba um dia, quando seu pai perde o emprego, dai para frente sua vida vira um inverno!Seu pai vende tudo para paga as contas ,compra um apartamento numa periferia onde vão mora. Joel vai para a Amazônia trabalhar em um emprego que havia arrumado. Escola nova , novos amigos .Dora se entraga as drogas ela acaba fumando crack e até mesmo se prostituiu para banca o seu vicio. A dura realidade das ruas a degradação, o fundo do poço... A mãe acaba descobrino tudo e interna Dora numa clinica .Mas por pouco tempo, pois Dora volta para casa e volta para as drogas ...A trajetória de uma garota que conheceu o lado escuro da vida e teve forças para reencontrar o caminho de volta,vai com certeza ,mexer com sua emoção.

Assim como no livro Vida de Droga que retrata a história de uma garota que se envolve com as drogas na adolescencia, o filme Eu,Christiane-f também retrata uma vida de uma linda garota que mora na cidade de Berlin nos anos 70,mora com sua mãe em um típico apartamento da cidade.Ela é fascinada para conhecer a ''Sound'', uma nova e moderna discoteca. Apeser de menor de idade ela pede a sua amiga para leva-lá ela conhece Detlev, assim ela se aproxima do terrivel mundo de drogas primeiro é o alcool,depois a maconha, assim passo a passo ela começa a mergulha cada vez mais profundamente no submundo do vicio da prostituição colocano-se na beira da morte .Um filme de cenas forte e muito real que nos transmite os horrores do mundo do vicio entre os jovens.

Aluna: Taise gomes 1ª ano B ' .

Nenhum comentário:

Postar um comentário