quarta-feira, 21 de julho de 2010

A AIDS não mata, mais só se deixa vencer por ela quem quer

Colégio Estadual Fred Gedeon
Aluno: José Ryan Marques de Oliveira
Série: 1 ano A
Professora: Maria de Fátima
Disciplina: português

A AIDS é provocada por um vírus que danifica o sistema imunológico, e faz com que o organismo fique exposto a outras infecções. AIDS é a sigla de acquired immune deficienc syndrome, que em português que dizer sindrome da imunodeficiência adiquirida.
A AIDS foi detectada no final da década de 1970, em homens homossexuais, a princípio.
O vírus é particulamente transmitido através de sangue, semên, de transfusão de sangue e de uma mãe infectada para seu feto.
A AIDS não têm cura mas poe ser controlada através de tratamentos, e a pessoa pode viver anos e normalmente.
No Brasil, a epidemia da AIDS começou nos primeiros anos da década de 80. Os primeiros casos registrados foram no município de São Paulo e depois no município do Rio de Janeiro.
De 1980 a junho de 2007 foram notificados 474.273 casos de aids no País – 289.074 no Sudeste, 89.250 no Sul, 53.089 no Nordeste, 26.757 no Centro Oeste e 16.103 no Norte. No Brasil e nas regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste, a incidência de aids tende à estabilização. No Norte e Nordeste, a tendência é de crescimento. Segundo critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil tem uma epidemia concentrada, com taxa de prevalência da infecção pelo HIV de 0,6% na população de 15 a 49 anos.
É essa situação vivida autora Valéria Piassi Polizzi, escreveu uma auto-biografia de sua vida cujo o título é "Depois Daquel Viagem,e conta, quando ela tinha 16 conheceu um rapaz em uma viagem, e tempos eles começaram a namorar, e logo já lhe apareceram aquelas perguntas, que dia vai ser? já tá na hora de transar? Então sem querer nada eles transam.
Mas depois de algum tempo ela se separa dele, pois ela era muito maltratada, e descobre que tinha AIDS, niguém sabe se não a família.
Quando ela acabou o ensino médio ela resolve ir para os EUA para fugir e esquecer que tinha AIDS. Só que alguns mese depois ela retorna ao Brasil e começa a fazer um curso de inglês, mas não termina e novamente vai para os EUA só que desta vez para estágiar em um curso de inglês. Nesse período que ela passa lá ela aprende muitas coisas que a ajudam a se torna uma pessoa melhor.
Quando termina o estágio ela volta para o Brasil passar por várias dificuldades e seus parentes descobrem que ela tem AIDS. Ela melhora, mas depois de algum tempo em um aniversário de amigo ela cria coragem e conta a todos que têm AIDS, então eles pendem para ela escrever a história dela em um livro que é este.
Esse livro é muito especial, pelo menos para mim, por que mostra uma história de vida muito bonita, de superação, e que dá uma lição de moral para muitas pessoas.
A várias casos desses espalhados pelo país e no mundo, no Brasil estima-se que há 222.356 pessoas com o vírus da AIDS.
O livro "Depois daquela Viagem" foi lançado em 1997, e ela usa esse mesmo de exemplo para que as pessoas tomem mais cuidado na hora de fazer sexo, e deixou a mensagem que a melhor maneira de não contrair a doença é a prevenção.

Um comentário: