segunda-feira, 19 de julho de 2010

Escola Estadual Fred Gedeon
Data: 13/07/2010
Alunos: Abel, Joana, Camila, Luana, Rosilene, Fabiane
Série: 2º ano A vesp.
Profª: Maria de Fátima
ROMANTISMO
O romantismo foi um período literário e artístico, predominando sentimentos exacerbados, o sentido trágico da existência, desejo de morte. Um fenômeno revolucionário que se formou a partir dos princípios da liberdade, igualdade, fraternidade.
CARACTERÍSTICAS:
1ª GERAÇÃO: Indianismo, ufanismo, natureza;
2ª GERAÇÃO: Ultra-romantismo, mal do século;
3ª GERAÇÃO: Condoreirismo, liberdade.
ROMANTISMO NO BRASIL
Neste período nosso país vivia sob a euforia da Independência do Brasil. As obras valorizavam o amor sofrido, religiosidade cristã, importância de nossa natureza, a formação histórica do nosso país e o cotidiano popular.
ROMANTISMO NO BRASIL: POESIA
Todos os poetas românticos escreveram poemas líricos, cujos temas são o sofrimento amoroso, distância do ser amado. A poesia romântica caracteriza-se pela emoção, dramaticidade e sentimentalismo.
POEMA: I JUCA PIRAMA
Este poema mostra a história de um jovem índio que anda pela mata servindo de guia ao pai, velho e cego, e os dois são presos por uma tribo inimiga. Condenado à morte, o jovem tem que cantar seus feitos, para valorizar a ação dos que vão matá-lo. Mas, mesmo correndo o risco de parecer covarde, ele tem a coragem moral suprema de colocar a proteção ao pai acima de seu orgulho de guerreiro.
ANÁLISE DO POEMA: I JUCA PIRAMA
Esse poema nos dá uma visão mais próxima do índio, ligado aos seus costumes, idealizado e moldado ao gosto romântico.
O romantismo buscava, nessa época, uma arte puramente nacional. O indígena, então, foi apresentado como legítimo representante da nossa brasilidade- ele é considerado herói.
Referências Bibliográficas
TAKAZAKI, Heloisa Harue. Língua Portuguesa: ensino médio, volume único. Pág.: 173,302,303.
Site: www.passeiweb.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário