quinta-feira, 22 de julho de 2010

Depois daquela viagem - Valeria Piassa Polizzi

ESCOLA FRED GEDEON
DATA-21.07.2010
ALUNO- BRUNO FARIAS DE OLIVEIRA


DEPOIS DAQUELA VIAGEM

AIDS: UMA DOENÇA EM ASCENSÃO CONTÍNUA

Como já sabemos, a AIDS é uma doença perigosa e que ao longo dos anos vem aterrorizando várias pessoas, provocada pelo retrovírus HIV, causando não só danos físicos como emocionais.
A AIDS também conhecida como SIDA (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) teve início, segundo historiadores, na década de 1930 onde ocorreram as primeiras infecções dentro do continente do africano. Relatos afirmam que o vírus foi inicialmente contraído por caçadores de símios que provavelmente se feriram e, ao carregar o animal, sujaram a ferida com sangue infectado dos macacos. Assim o vírus se espalhou pelas regiões rurais de modo extremamente lento, tendo migrado para as cidades com a grande urbanização da África por volta de 1960.
Desde 1983 até 2009 a doença infectou quase 35 mil pessoas em Portugal, mas tanto lá como aqui várias campanhas com multidões, ONGs e etc, que contribuem com os materiais necessários para o tratamento e veem a AIDS com um olhar sem preconceito e discriminação.
Assim se faz necessário mencionar o livro DEPOIS DAQUELA VIAGEM, onde a autora conta relatos de sua vida que mostram como ela adquiriu a AIDS, sua vida apartir dali, preconceitos e etc...
Valéria Piassa Polizzi nasceu em São Paulo, em 1971 e escreveu o livro DEPOIS DAQUELA VIAGEM, uma autobiografia, publicado em 1997 e lançado em 1999, quando estava com 23 anos. O livro teve mais de 300 mil exemplares vendidos no Brasil sendo que já foi lançado na Itália, em Portugal, na Alemanha, na Áustria, na Espanha, no México e em outros países da América Latina.
A história do livro começa em 1986, todos acreditam que o vírus da AIDS só pode infectar homossexuais, sendo que não se sabia muito sobre a doença por isso quase não existia métodos para evitar a infecção, sem falar que naquela época o preconceito era bem maior em relação aos dias de hoje. O preconceito foi dobrado, pois ela era mulher.
Por esses dados dá pra imaginar como Valéria Piassa Polizzi sofreu preconceitos, discriminações, mas ela também foi corajosa, valente, guerreira, por enfrentar esses problemas todos os dias e até hoje, com determinação e garra.
Mas por outro lado podemos pessoas também guerreiras e humildes que passam por esse preconceito banal contra os aidéticos, essas pessoas ajudam aos doentes a se tratar e continuar tendo uma vida normal enquanto não se encontra cura para a AIDS.
No meio de tantas mãos que ajudam estão os criadores de blogs que incentivam com informações variadas as pessoas com o vírus do HIV: Alguns blogs são:
www.sintomasdaaids.com/
blog.aids.gov/
www..pastoralaids.org/
Entre vários outros...
E partindo para o lado dos filmes podemos citar: CAZUZA – O TEMPO NÃO PARA (de Sandra Werneck e Walter Carvalho), onde conta a história do cantor e compositor Cazuza que era homossexual e devido a sua vida de farra (bebidas, noitadas, sexo, etc...) pegou AIDS e no auge de sua carreira morre e deixa fãs e o grande sucesso que havia conquistado.
E também: FILADÉLFIA – com Tom Hanks e Denzel Washington e direção de Jonathan Demme, onde relata a vida de um advogado que trabalha numa empresa de advocacia e de repente é mandado embora com a justificativa de incompetência, mas na verdade ele sabe que é por causa de ser portador do vírus HIV. Devido a isso ele entra na justiça e arruma um advogado negro, onde os dois lutam por apenas justiça, então assim passam por grandes preconceitos e uma história de superação.
E finalmente levando para o lado dos livros podemos citar o maravilhoso: DEPOIS DAQUELA VIAGEM, de Valéria Piassa Polizzi, um livro de sua autobiografia, que como já mencionado antes traz para nós leitores relatos de sua vida pouco antes, durante e depois da contração do vírus da AIDS, contando sua história de superação ao preconceito provado pela frase da autora, na frase:
“... mais difícil do que ter o vírus é ter que fingir que não tinha.” (pág. 47 / linhas 8 e 9), porém mesmo diante de vários obstáculos conseguiu superá-los e hoje levar uma vida normal, mesmo ainda com a presença da AIDS em sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário