segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Romantismo no Brasil

O início oficial do Romantismo brasileiro é situado pelos estudiosos em 1836 e se estendeu até 188l. Foi o primeiro movimento da chamada Era Nacional da nossa literatura; assumiu, por isso, a tarefa de criar uma arte literária autenticamente brasileira, capaz de expressar as peculiaridades do país recém-libertado.
No século XIX a saturação dos modelos neoclássicos e a necessidade de uma literatura que expresse o país independente resultam no florescimento do romantismo. O marco inicial do movimento é a publicação de Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães, em 1836.

O ideal romântico do nacionalismo é expresso pelos indianistas, dos quais se destaca o poeta Gonçalves Dias (Primeiros Cantos).

O individualismo é representado pela geração ultra-romântica – Casimiro de Abreu, Junqueira Freire, Fagundes Varela e Álvares de Azevedo –, influenciada pelo poeta inglês Lord Byron. O principal nome da poesia condoreira, que se caracteriza pela grandiloqüência e pelo uso de antíteses e hipérboles, é Castro Alves (Espumas Flutuantes), conhecido como o poeta dos escravos.
O Romantismo era tardio no Brasil, devido à dependência cultural que tinha em relação aos países da Europa, como por exemplo: a literatura brasileira era muito parecida com a de portugal. Por esse motivo, nossos escritores quiseram inverter esse quadro e passaram a fazer uma literatura independente, onde enfatizavam o nacionalismo, ou seja, o orgulho patriótico
Referências bibliográficas:http://www.netsaber.com.br/resumos/ver_resumo_c_2750.html.
http://www.tg3.com.br/romantismo/romantismo_brasil.htm

Um comentário:

  1. Vocês, simplesmente,copiaram e colaram o que pesquisaram na nete. Gostaria que tivessem feito um comentário, do grupo, a respeito do que leram.

    ResponderExcluir