quinta-feira, 12 de agosto de 2010

romantismo no Brasil

No Brasil, a poesia romântica é marcada,num primeiro momento, pelo teor patriotico,de afirmação nacional,de compreensâo do que era ser brasileiro, ou pela expressão do eu, isto é, pela expressão de sentimentos mais intimos,dos desejos mais pessoais.Isto tudo seguido de uma revolução na linguagem poetica, que passou a buscar uma proximidade com o cotidiano das pessoas.Existe tres fundamentos do estilo romântico:
o egocentrismo que evidencia a tendencia romântica a pessoalidade e ao desligamento da sociedade, o artista volta para dentro de si mesma,colocando-se como o centro do universso poético.
o nacionalismo que corresponde a valorização das particularidades locais.O Romantismo propõe um destaque da chamada 'cor local',esses aspectos envolvem componentes geograficos,historicos e culturais e assim a cultura popular ganha considerado espaço nas discursões intelectuais de elite.
liberdade de expressão é um dos pontos mais importantes da escola romântica onde o sentimentalismo ganha destaque especial, a emoção supera a razão na determinação das ações das personagens românticas . O amor , o ódio , a amizade o respeito e a honra são valores sempre presentes.
trabalho feito pelas alunas:Bárbara,Andressa,Jessica,Mirian,Rayanne,Emmelly e Jaqueline.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Romantismo no Brasil

Bem como entendemos o momento mais históricos em que ocorre o romantismo no Brasil
Foi em 1808 com a chegada da corte portuguesa que estava fugindo de Napoleão Bonaparte.
A cidade do rio de janeiro começa a passar por um processo de urbanização e acaba se tornando um belo local onde seria a divulgação das novas influencias européias e então a colônia brasileira caminha rumo a independência a poesia desenvolveu-se no Brasil em 1830 a 1870, e um dos principais representantes é Gonçalves Dias suas principais obras são Suspiros poéticos e Saudades.
Já na segunda geração do ultra romantismo mergulhou profundo no mundo interior que é o caso de Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Junqueira Freire. Seus versos falam do tédio da vida e colocavam a mulher como figura marcante sensual.
A terceira geração que é de Fagundes Varela e Castro Alves se preocuparam principalmente com os problemas sociais que acontecem com a sociedade e colocaram esses problemas em seus versos.
Algumas Obras de Castro Alves: A Boa vista, a cachoeira, a canoa fantástica.
Algumas Obras de Fagundes Varela: Noturnas, Vozes da America, canto e fantasia.

Nós gostamos muito do romantismo no Brasil pois conhecemos um pouco sobre as obras de alguns escritores romancistas brasileiro.


Alunos: Vinicius, Mateus Santana, João Marcos,Jeferson,Gean,Pleyfer.
2º ano vespetino.

I-Juca Pirama

Analise da obra
Gonçalves Dias publicou o livro Últimos cantos e deve ter sido escrito entre 1848 e 1851, e na obra se encontre o poema I – Juca Pirama.
I – Juca Pirama é considerado pelos críticos como um dos mais elaborados poemas do Romantismo brasileiro.
O título do poema é tirado da língua tupi e significa, conforme explica o próprio autor, ”o que há de ser morto, e que é digno de ser morto.” Embora tenha nome próprio, “Juca Pirama”
Não tem nada haver com o nome do índio aprisionado pelos Timbira apesar de ter uma fama narrativa que configura o gênero épico e o conteúdo dramatizado, predomina no poema o gênero lírico – Um lirismo fácil e espontâneo, perpassado das emoções e subjetividade. Como é próprio do romantismo, estilo a que esta ligado Gonçalves Dias, é um lirismo que brota do coração e da “imaginação criadora” do poeta e que expressa bem o sentimento romântico. A obra é indianista e vale ressaltar a musicalidade dos versos que uma característica típica de Gonçalves Dias. O poema I-Juca Pirama nos da uma visão mais próxima do índio ligada aos seus costumes, idealizado e moldado ao gosto românico. O índio integrado no ambiente natural, e principalmente adequado ao um sentimento de honra, reflete o pensamento ocidental de honra tão típico das novelas de cavalaria medievais – é o caso do texto rei Arthur e a Távola redonda. Se os europeus podiam encontrar na idade media as origens da nacionalidade, o mesmo não aconteceu com os brasileiros. Provavelmente por essa razão, a volta ao passado, mesclada ao culto do bom selvagem, encontra na figura do indígena o símbolo exato e adequado para realização da pesquisa lírica e heróica do passado. O índio é então descoberto, embora sua criação poética dê idéia da redescoberta de uma raça adormecida pela tradição e que foi revivida pelo poeta. O idealismo a etnografia fantasiada, as situações desenvolvidas como episódios da grande gesta heróica e trágica da civilização indígena brasileira, a qual sofre a degradação do branco conquistador e colonizador, tem na sua forma e na sua composição reflexo da epopéia. Da tragédia clássica dos romances dês gesta da Idade Media. Assim o índio que conhecemos nos versos bem elaborados de Gonçalves Dias é uma figura poética, um símbolo. Gonçalves Dias centra I-Juca Pirama no estado de coisas que ganham uma enorme importância pela inevitável transgressão pelo herói, transgressão de cunho romanesco ( o choro diante da morte ) que quando transposta a leitura gera um incrível idealização dos estados de alma. Como por exemplo, podemos citar as reações causadas pelo “suposto medo da morte”. Com isso, o autor transforma a alma indígena em correlativos dos seus próprios movimentos, sublinhado a afetividade e o choque entre os afetos: há uma interpenetração de afetos (amor, ódio, vingança e etc.) que estabelece uma harmonia romântica entre o ser que esta sendo julgado e a sua natureza – a natureza indígena, com conseqüente preferência pelas cenas e momentos que correspondem ao teor das emoções. Da í as avalanches de bravura e de louvor a honra e ao caráter.

Aluna: Luciaria, 2ºa vespetino.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Romantismo no Brasil

O início oficial do Romantismo brasileiro é situado pelos estudiosos em 1836 e se estendeu até 188l. Foi o primeiro movimento da chamada Era Nacional da nossa literatura; assumiu, por isso, a tarefa de criar uma arte literária autenticamente brasileira, capaz de expressar as peculiaridades do país recém-libertado.
No século XIX a saturação dos modelos neoclássicos e a necessidade de uma literatura que expresse o país independente resultam no florescimento do romantismo. O marco inicial do movimento é a publicação de Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães, em 1836.

O ideal romântico do nacionalismo é expresso pelos indianistas, dos quais se destaca o poeta Gonçalves Dias (Primeiros Cantos).

O individualismo é representado pela geração ultra-romântica – Casimiro de Abreu, Junqueira Freire, Fagundes Varela e Álvares de Azevedo –, influenciada pelo poeta inglês Lord Byron. O principal nome da poesia condoreira, que se caracteriza pela grandiloqüência e pelo uso de antíteses e hipérboles, é Castro Alves (Espumas Flutuantes), conhecido como o poeta dos escravos.
O Romantismo era tardio no Brasil, devido à dependência cultural que tinha em relação aos países da Europa, como por exemplo: a literatura brasileira era muito parecida com a de portugal. Por esse motivo, nossos escritores quiseram inverter esse quadro e passaram a fazer uma literatura independente, onde enfatizavam o nacionalismo, ou seja, o orgulho patriótico
Referências bibliográficas:http://www.netsaber.com.br/resumos/ver_resumo_c_2750.html.
http://www.tg3.com.br/romantismo/romantismo_brasil.htm

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Escola:Estadual Fred Gedeon
Aluna:Andreza de Oliveira Sales
Serie:1 ano A
Prof:Maria de Fatima



Depois daquela viagem

O livro depois daquela viagem foi publicado em 2007 por Valeria Polizzi.
A autora do livro o escreveu para mostrar e ao mesmo tempo tentar mudar a vida de muitas pessoas,e para contar a sua propria historia,e tambem para mostrar para muita gente que ela passou por isso em uma época,que o preconceito era muito grande em que até os proprios médicos,aconcelhavam ela a não contar nada a ninguem pois o preconceito era muito grande.O livro retrata uma historia bem diferente,pois conta a historia de uma adolescente que tinha apenas 16 anos e contraiu o virus da AIDS, onde aquilo tudo era muito misterioso naquele tempo ,pois naquela época a AIDS era uma doença muito misteriosa, e naquele tempo todo mundo dizia que so quem pegava AIDS era os gays,e etc.Por fim o livro é otimo pois conta uma historia triste ,em que altora namorava um rapaz dez anos mais velho que ela ,onde tudo parecia normal como qualquer outro namoro ,mais depois de um tempo não continua assim não,pois alem dela ter sofrido muito com aquele relacionamento ela contraiu o virus da AIDS

O PRECONCEITO:

Na época em que Valeria contraiu o virus da AIDS, o preconceito era muito grande, tao grande que Valeria teve que esconder a sua doença para não ser ingnorada por toda sociedade.Hoje em dia o preconceito ainda existe,mais é bem menor do que antigamente por que hoje em dia,as pessoas tem conhecimento da doença e sabe que não se pega o virus,atravez de um aperto de mão,um abraço ou ate mesmo um beijo e etc.

COMO SE PEGA A AIDS?E COMO SE PREVINIR PARA NÃO CONTRAIR O VIRUS.

Se pega tendo relações sexuais ,sem usar prersevativos:
Uso de seringas e agulhas de outras pessoas que tenham virus:
Se previnir para não contrair o virus é simples é so usar, preservativos em todas as relações, não ter contato com sangue de outras pessoas que tenha o virus,não utilizar seringas e agulhas e etc.

OBS:É sempre bom lembrar que a pessoa que tem AIDS é um ser humano normal como qualquer outro,e que ja mais deve ser ingnorado por qualquer outra pessoa: É bom lembrar que não é so por que voce deu um abraço,um beijo ou teve relação sexual com a pessoa que tem o virus, não quer dizer que voce tambem ira contrair a doença , voce pode conviver normalmente com uma pessoa que tenha AIDS , é so sempre lembrar quando for ter relações sexuais com qualquer pessoa, que tenha ou não o virus , se previna.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Colégio:Estadual Fred Gedeon
Aluno:Roberto de Oliveira Morais
Série:1ºano A
Prof.:Maria de Fátima
Assunto:AIDS


"A CURA DA AIDS ESTA NAS PALAVRAS"

Livro: Depois Daquela Viagem.

Depois daquela viagem é um livro que foi publicado em 2008,ele fala sobre uma jovem adolescente chamada,Valéria Polizze, de apenas 16 anos que vê o seu mundo desmoronar-se quando descobriu que é portadora da AIDS na década de oitenta.Em que os tratamentos a essa doença não eram muito desenvolvida , Valéria se preocupava com esse problema,e com isso ela ficava desesperada. Valéria foi contaminada durante a primeira relação sexual, com o primeiro namorado. Valéria descobriu que mesmo com AIDS era bom pensar, nos prazeres da vida, de como é bom sorrir e ser feliz.Esse lindo livro fala sobre os problemas da adolescência, das dúvidas, dos medos e angustias, e da sua experiencia como portadora do vírus que preocupa o mundo todo. Valéria perdeu a virgindade com apenas 16 anos de idade, com o namorado de 28 anos. Esse livro relata muita , tristeza, sorrisos, humor, e as melhores de muitas lições de vida hoje!
Uma notícia ruim é que aqui no Brasil tem, aproximadamente, 600 mil portadores do vírus da aids. Dos 600 mil portadores do HIV, incluem-se as pessoas que já desenvolveram aids e excluem-se os óbitos. Em média, a pessoa infectada pelo HIV demora entre 8 e 10 anos para começar a desenvolver os sintomas de aids.Pode-se dizerque o HIV é um vírus muito traiçoeiro.Contudo le ataca e vai destruindo todos os glóbulos brancos, que são as células que fazem a defesa do nosso corpo contra as doenças e destruindo tais o nosso corpo fica sem defesa,quando esse vírus entra no corpo e começa a atacar a pessoa pode não sentir nada, sendo que na verdade as pessoas que tm o vírus não sente nada, elas ficam sendo chamadas de portadora do HIV ou soropositiva para o HIV. Na verdade,qualquer pessoa pode pegar o HIV: homem ou mulher; gente casada ou solteira; criança, moço ou velho; rico ou pobre. O HIV passa de uma pessoa infectada para outra através de quatro líquidos produzidos pelo nosso corpo.

Esses líquidos são:

- sangue;

- esperma (do homem);

- líquido da vagina (da mulher);

- leite de peito, da mãe infectada para seu bebê.

Sendo que o vírus da aids se transmite, principalmente, através das relações sexuais, sem a proteção da camisinha.Mais na verdade não é impossível viver com a aids, o impossível é viver com o preconceito.absurdo não é dizer que 10% da população brasileira tem aids como muitos dizem , mais sim o absurdo é dizer em quanto por sento esta o preconceito no Brasil.
existe varios sites que fala sobre aids exemplo:
-www.aids.gov.br
-www.suapesquisa.com/aids.
e etc.
Quando se fala de de filmes que fala sobre a aids pode-se fala sobre: "CAZUZA-o tempo não para".falando em livro na existe algo melhor do que DEPOIS DAQUELA VIAGEM, escrito por Valéria Polizze.Como caso de famoso cita-se:Cazuza.
E finalmente a coragem e a luta de Valéria Polizzi, acabaram por torná-la um símbolo de sobrevivência para os portadores do temido vírus HIV. O livro é uma auto-biografia dessa autora. Lançou-o por que, quando estava com 23 anos, após a insistência dos amigos que pediam para que ela contasse sua história, seus sofrimentos, mas também suas vitórias hoje sendo o livro:"DEPOIS DAQUELA VIAGEM".